Unknown
O estádio parece ter 579km , tenho um milhão de olhos postos em mim, a minha filha agarra nos ombros do irmão mais novo, nervosa e sorridente para me dar confiança.
"Não sou capaz.... Não consigo..."
O estádio todo fica em silêncio. Só ouço a minha garganta a engolir em seco. Esvazio a minha mente, inspiro, expiro, passo a mão na minha cabeça rapada e ponho-me em posição à espera do tiro da partida.
Do meu lado esquerdo um rapaz branco respira com a força de um búfalo, e a sua linguagem corporal diz-me que se move como uma chita. Olho de novo em frente e no último segundo antes do tiro agarro na terra batida, vermelha como a da meu país. Num segundo tudo me passa pela cabeça, a minha filha a passar fome para dar comida ao irmão mais novo que é mais frágil, os sorrisos de conforto quando me sinto um mau pai, os abraços de força quando temos de nos unir contra o mundo que está contra nós...

BANG

---

Com a mente vazia e calma como um verdadeiro buda começa a correr. Corre pela vida, pelos filhos, para chegar ao final, para nunca chegar ao final e continuar a correr, corre porque é feliz mas é pobre. Corre porque gosta de correr.

EEEEEhhhhhhhhhhh AAAAHHHHHHhhhh - a multidão aplaude o vencedor, confetis caem, sorrisos rasgados espalham alegria pelo ar.

Sem notar, ganhou por dois segundos a corrida. Ganhou um título mundial. Ganhou o seu objectivo pessoal. Ganhou um futuro para os filhos. Ganhou abraços calorosos. Ganhou coragem para dar amor. Ganhou coragem para nunca mais parar de correr e rasgar todas as metas e obstáculos da vida, sempre em primeiro lugar.